quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como Desenhar HQ(Quadrinhos)



 Estamos planejando fazer este artigo já algum tempo, porém era preciso mais conteúdo no blog para que vocês pudessem buscar materiais para desenvolverem seus desenhos. Usem a ferramenta de busca do blog e procure um tutorial de que parte, técnica ou estilo tem dúvidas ou quer aprender a desenhar, se mesmo assim não encontrar, vá em nossa página do Facebook e peça, teremos prazer em postar!
 Vamos dar algumas dicas e ensinar algumas técnicas para você iniciar seus trabalhos no ramo dos quadrinhos. 

 Esse artigo na verdade é a primeira parte, de um total de 2 artigos sobre o desenho e elaboração de uma história em HQ. É mais curto do que será o primeiro, mais dará as noções básicas de como começar.
 Nesse primeira parte, reunimos apenas dicas de como você deverá desenhar seus personagens e organiza-los. Na segunda parte, que em breve postaremos, você irá conferir um artigo mais completo, sobre como uma história em quadrinhos deve ser elaborada e construída.

 Como Desenhar HQ's

  Existem algumas dicas que vão ajudar nos desenhos de personagens de quadrinhos, reunimos as melhores abaixo, espero que gostem e que comentem, criticando e nos ajudando a desenvolver mais um material útil para desenhistas.

 -A construção dos seus personagens

 Essa é uma etapa muito importante na construção do seu gibi. Desenhe um personagem criativo e depois de feito, dê a ele uma personalidade. Ou você também pode elaborar a história primeiro e depois desenhar o personagem.
 Faça com que o desenho do personagem demonstre sua personalidade, coloque algum acessório também, isso vai destaca-lo dos demais personagens da sua trama.

 -Praticando o desenho do personagem




 Essa etapa é chamada pelos profissionais do ramo de "model sheets", que é onde você deve desenhar seu personagem de diversas maneiras e em situações diferentes. Dessa forma ele não ficará diferente de um quadro para o outro e você vai aperfeiçoar ele em diversos ângulos diferentes.

 - Treinando as expressões faciais

 Essa parte assim como a anterior, é de suma importância para seu HQ. Aqui você irá definir como será o formato de cada expressão do personagem. Se foque primeiro nas principais como; a raiva, a felicidade, a tristeza e o medo. Faça um quadro com 5 desenhos diferentes das expressões. Exemplo: pouco feliz, mais ou menos feliz, feliz, muito feliz e histericamente feliz.

 - Defina a importância de cada quadro

 É muito importante ter a noção de página, e saber quais quadros devem ganhar destaque, sendo maiores ou levando uma técnica de coloração diferente. Quando for posicionar os quadros imagine a história e como você quer que os leitores a vejam, imagine que cada página é uma cena de filme e as maiores são os trechos que mais demoram na linha do filme.

 Essa são apenas as dicas básicas para você começar, mais na segunda parte desse artigo vamos trabalhar no mais importante, em como montar os quadros em sequência e como se deve construir a trama/enredo de uma história em HQ. Esperamos que tenham gostado das dicas pessoal, comentem por favor!



1 comentários:

  1. muito Legal,sou super fá em Historias em Quadrinhos,meu colegas de classe,amam Quando eu crio uma..Gostei do tutorial sou super fa do site.:-)

    ResponderExcluir