quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Como Desenhar Paisagens Passo a Passo



 Vamos aprender a composição do desenho de paisagens. O que você vai fazer é simples, siga o método e caso tenha dúvida para desenhar algum elemento da paisagem, procure no blog um tutorial sobre como desenhar o que você não conseguir! 
 Aprenda agora o método de composição de uma paisagem.


Vamos começar desenhando um retângulo que será meu "plano pictórico", ou seja o "lugar" onde vou fazer o desenho. Neste caso, a paisagem será desenhada de imaginação. Logo a seguir, utilizarei a chamada "regra dos terços" para conseguir uma composição harmoniosa no desenho.

 Para isso, dividirei o retângulo em nove partes iguais, e procurarei colocar nos pontos de intersecção das linhas divisórias, coisas importantes.


 Com traços bem simplificados, realizo o esboço. Tudo bem linear, sem nenhum sombreamento, a princípio. Posso numerar os pontos de cima para baixo e da esquerda para a direita. Seria interessante colocar alguma coisa importante nos pontos "2" e "3". No ponto "2", penso que ficaria bom a luz do sol, de fim de tarde, sendo encoberto pela nuvem da direita e, abaixo, no ponto "3", a silhueta de uma pessoa olhando o cenário.


 Observe que mesmo sendo bem pequeno, o desenho da pessoa que olha para as montanhas chama a atenção de quem olha. Isso porque está colocado num ponto estratégico de composição, que faz realçar naturalmente qualquer imagem desenhada ali.


Uma outra forma de conseguir uma boa composição é definir se o céu terá a prioridade no desenho, como na imagem abaixo, ou as figuras(árvores,montanhas,estradas,etc.) como na imagem acima. Isso seria o mesmo que dizer se o céu ocuparia dois terços da imagem, ou se as figuras ocupariam.



 Bom galera o que apresentei aqui foi como fazer a composição de uma paisagem, mais adiante irei postar mais sobre desenhos de paisagens!

 Então fiquem ligados em nossas novidades através da nossa página no Facebook! Até mais!


0 comentários:

Postar um comentário