quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aprenda Desenhar Luz e Sombra


 Bom galera vamos começar abordar os efeitos de Luz e Sombras nos desenhos. Confiram abaixo como fazer e com quais materiais trabalhar! 

 Não se esqueçam de acompanhar as nossas novidades e conteúdo exclusivo da nossa página no Facebook!



  Para o estudo da luz e sombra, nada melhor do que começar com formas simples e um foco de luz que pode ser o da janela, ou de uma luminária com a qual você pode controlar melhor e direcionar a seu critério de onde virá a luz; como ela incidirá sobre os objetos e os efeitos resultantes disso. O ideal seria que você adquirisse, nas lojas que vendem material de arte, modelos feitos de isopor, dos sólidos mais simples como o cone, a esfera, o cubo e o cilindro e com eles estudasse cuidadosamente, reproduzindo o mais fielmente possível no desenho, os efeitos da luz sobre esses objetos e suas texturas.
 Observe que quando o ambiente é pouco iluminado percebe-se menos as formas das figuras; quando é mais iluminado acontece o contrário.



 Na imagem acima, foram utilizados lápis graduados 2B, 4B E 7B. Este desenho a lápis é uma reprodução de uma pintura em acrílico, do mesmo autor. O sombreado e tracejado foram feitos de modo que representassem o mais fielmente possível as pinceladas do trabalho original, em tela. Esse também é um exemplo de como se pode variar através das possibilidades do lápis. Assim como nos desenhos anteriores, podemos observar os efeitos de composição, luz e sombra. Neste também entra o fator estilização, além dos outros, anteriormente citados.

 Procure sempre começar pelo modo mais simples. Escolha motivos mais simples, objetos e formas menos elaborados, texturas mais evidentes. Faça uma composição simples procurando utilizar bem o espaço. Os esboços devem ser diretos e o acabamento, gradual e bem planejado. Mas não pense que a simplicidade é algo para facilitar o iniciante. Através dela, podemos conseguir excelentes resultados e muitos grandes artistas já provaram em várias épocas.
Observe abaixo,como essa imagem com poucos elementos é rica em contrastes de tons, texturas, luz e sombra, sendo também romântica e sugestiva. Esteja atento e aprenda a perceber a beleza em qualquer lugar. Utilize materiais adequados e esteja sempre experimentando novas abordagens com os materiais que já conhece e também com outros novos.

  Na imagem acima foram utilizados lápis graduados B, 2B, 4B, 6B E 8B. Depois de um esboço bem definido,  o sombreado foi feito com traços paralelos, acompanhando as formas dos objetos reforçados, gradualmente, até se conseguir os tons desejados.

O MATERIAL E SUAS POSSIBILIDADES

Abaixo, temos alguns efeitos de tracejados, sombreados e efeitos de luz aplicados com borracha maleável sobre os sombreados. Observe e explore você também as muitas possibilidades que os vários tipos de lápis podem nos oferecer. Lembre-se: é indispensável saber representar no desenho, a textura correta do motivo que está sendo retratado, assim como sua forma e seu volume, estes através da aplicação correta da luz e sombra.


0 comentários:

Postar um comentário