sábado, 3 de agosto de 2013

Como Desenhar- Materiais Para Desenho

Básico

Para o início da prática do desenho,é preciso que se tenha um material adequado ao seu estudo.Em primeiro lugar,aconselhamos o uso de uma prancheta e uma iluminação vinda de cima.Dê preferência ás mesas que sejam reclináveis,assim você poderá ajustá-la á posição que melhor lhe convier.Fique sempre em uma posição que se possa visualizar o desenho por inteiro.O importante é que o desenho fique em um lugar plano,que você o veja por completo e que ele fique firme,sem deslizar,para que não atrapalhe seus traços.Use sua criatividade se não tive em mãos  tudo no momento.


Papéis
Existem vários tipos de papéis , mas o ideal para o iniciante é o papel sulfite branco,que é fácil de encontrar e tem custo baixo
O tamanho mais usado para desenho é do tipo A4, que possui tamanho padrão e pode ser encontrado em forma de blocos, caderno de espiral ou mesmo em folhas soltas.Existe ainda o A3,que é maior e mais usado por desenhistas profissionais. O A4 é muito bom para fazer estudos ou esboços rápidos, enquanto que o sulfite tamanho A3 é usado para trabalhos mais acabados.
Existem outros tipos de papéis para se desenhar que podem ser usados para adquirir-se experiência.

Acessórios para desenho
Borracha:Prefira as plásticas, pois são mais macias, não arranham e nem marcam o papel.
Limpa-Tipos:Borracha em forma de massa, é mais maleável e pode ser modelada.Ideal para apagar grandes e pequenas áreas.pode ser usada para limpar o papel, retirando manchas ou marcas. Também é muito usada para criar iluminação ao apagar partes escuras feitas com lápis.
Estiletes: São melhores que apontadores,pelo fato de proporcionarem um corte mais eficiente e específico. Com o estilete, você pode deixar a ponta do lápis mais grossa ou mais fina, dependendo da sua necessidade.
Lápis: Existem vários tipos de, dos mais moles (6B) aos mais duros (6H). Quanto mais duro o lápis, mais leve e clara será a linha; e quanto mais mole, mais carregado será o traço. O lápis mais mole é ideal para cobrir áreas e para fazer sombras espessas, enquanto que o mais duro é usado para se fazer linhas com maior precisão e de tons mais claros. No inicio, você pode optar pelos lápis HB,2B,4B e 6B. Com esses quatro tipos poderão ser feitos ótimos trabalhos.
Mais o mais importante é a pratica e o treino, então mesmo tendo em mãos alguns matérias e outros não, vá fundo e lápis a obra!


Como Guardar:

Papel: Os papéis, sejam avulsos ou em bloco, devem ser guardados na posição horizontal e em um lugar seco,para não enrolarem,dobrarem ou estufarem. É sempre bom deixá-los cobertos,para não acumular poeira. Você pode colocá-los em uma pasta que seja grande o suficiente para não amassá-los
Lápis: Guarde com cuidado os lápis, cuide para que não caiam e nem deixe-os soltos em gavetas,pois podem se quebrar. Coloque os lápis em um vidro de boca larga e os mantenha sempre com as pontas para cima.

0 comentários:

Postar um comentário